• WÉBSERIE: OS IMPACTOS DA

    COVID-19 NA VIDA DA POPULAÇÃO

    Esta série de vídeos foi produzida pelas entidades que integram a Articulação por Direitos na Pandemia e com apoio da Fundação OAK. Os episódios foram divididos em cinco capítulos, onde cada capítulo retrata uma problemática urgente identificada no Panorama Nacional de monitoramento conduzido pela ADP, a partir da vivência da população em cinco cidades do Brasil.

     

    o Brasil está vendo novamente um aumento nos casos de COVID-19 e soluções mais efetivas como vacinação ainda não são uma realidade, é fundamental que a sociedade cobre do poder público ações concretas para resolver os problemas que não foram resolvidos durante a quarentena e pense adiante para os meses que estão por vir. A pandemia ainda não acabou e a crise social que vivemos precisa ser foco de atenção de todos que assumirem cargos nos governos municipais.

    EPISÓDIO 01: A FALTA D'ÁGUA NÃO TEVE SOLUÇÃO.

    Resumo: Filmado em Recife, este episódio dialoga a partir da vivência da população que vive nas periferias da capital pernambucana, com a histórica falta d'água que, apesar das promessas do poder público, não foi resolvida. No bairro do Ibura, os moradores e moradoras se viram forçados a caminhar para buscar água na casa dos vizinhos, gastar o dinheiro já curto para comprar água mineral para higienização, e até puxar água de poço com a própria respiração. Essa situação foi uma realidade em 92% das cidades brasileiras.

    EPISÓDIO 02: ENTRE REDES COMUNITÁRIAS E VIRTUAIS: O ACESSO A INTERNET NAS PERIFERIAS

    Resumo: Filmado em Porto Alegre, este episódio dialoga sobre a desigualdade no acesso a internet e os impactos desta realidade na vida de milhares de famílias. Em 43% das cidades brasileiras, o acesso a internet é um privilégio de poucos, seja por falta de renda ou por falta de estrutura de rede virtual nos locais onde vivem. Para muitas famílias que vivem em periferias, principalmente as que têm crianças e jovens em idade escolar, a pandemia trouxe uma grande questão: a dificuldade financeira de contratar serviços de internet e comprar telefones ou computadores para as crianças continuarem tendo aulas de forma online.

    EPISÓDIO 03: FIQUE EM CASA?

    Resumo: Filmado em São Paulo, este episódio trata da crise gerada pelo novo coronavírus, que deixou ainda mais evidente o desafio e o drama da população em situação de rua, que além da exposição constante e o risco de contrair a COVID-19, sofrem com a falta de água, alimentação e atenção básica. A pandemia ainda não acabou. Milhares de pessoas ao redor do país estão constantemente expostas, vítimas do descaso e da falta de ação dos governos municiais, estaduais e principalmente do Governo Federal. Precisamos continuar pressionando para que o poder público garanta políticas para atender a esta população, em defesa da segurança e da vida das pessoas sem teto, moradoras das calçadas e sobreviventes das ruas.

    EPISÓDIO 04: MORADIAS PRECÁRIAS E CONSTRUÇÕES SOLIDÁRIAS

    Resumo: Filmado em Vitória/Espírito Santo, este episódio dá voz a ativistas e especialistas para refletir sobre como as condições de habitação expõem mais as populações periféricas a diversos riscos, o que foi amplificado no caso da pandemia. O "fique em casa" da pandemia se torna muito mais difícil quando as moradias não possuem água, ventilação adequada ou com grande concentração de habitantes e poucos cômodos. Essa realidade afeta milhões de pessoas no Brasil e o período de quarentena foi fundamental para visibilizar este contexto.​